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Pastilha de freio: pare agora e aprenda sobre esse tema!
A pastilha de freio é um componente com influência direta sobre o conforto e a segurança dos automóveis. Apesar de sua importância, essas peças não recebem a devida atenção de boa parte dos consumidores finais.
E é por essa razão que desenvolvemos este conteúdo para você. Afinal, conscientizar-se do funcionamento e durabilidade das pastilhas é algo fundamental para garantir a tranquilidade nas estradas, no dia a dia na cidade ou em qualquer outra situação.
O que são e como funcionam as pastilhas de freio?
Essencialmente, as pastilhas são componentes que integram o sistema do freio a disco de um veículo. Sendo assim, não são encontradas nos freios a tambor, que, em seu lugar, utilizam as chamadas lonas de freio.
Descrevendo a anatomia de uma pastilha, percebemos que elas contêm algumas características fundamentais para a qualidade da desaceleração. São elas: ranhuras e chanfros — responsáveis pela manutenção do conforto e a obstrução de ruídos na frenagem.
Já quanto ao funcionamento, entenda que as pastilhas promovem a desaceleração do carro ao entrar em contato com os discos de freio. O atrito entre essas peças implicará a redução da velocidade nas rodas.
Que tal irmos mais a fundo? Confira, ponto a ponto, como ocorre a frenagem de um veículo equipado com esse sistema de freio:
- o motorista aciona o pedal de frenagem;
- a ativação do pedal bombeia o fluido do cilindro-mestre para o sistema de freio;
- as pinças recebem a pressão hidráulica, oriunda da ativação do pedal, e empurram as pastilhas em direção ao disco;
- as pastilhas envolvem os discos, geram atrito e, consequentemente, diminuem a aceleração da roda.
Um grande ponto a favor dos freios a disco está na linearidade da frenagem, que ocorre sem engasgos, surpresas ou patinadas. Dessa maneira, todo o evento da frenagem será proporcional à pressão aplicada ao pedal, garantindo estabilidade ao veículo e sensação de controle ao condutor.