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Alinhamento 3D

nov 7, 2022 Serviços

Para que serve o alinhamento?

O alinhamento está ligado diretamente a vários fatores no dia a dia do motorista, mesmo que não pareça. Ele serve, principalmente, para:

  • aumentar o conforto do motorista e passageiros;
  • evitar o desgaste dos pneus e aumentar a vida útil deles;
  • melhorar o desempenho dos pneus e aumentar a economia de combustível,
  • tornar as viagens (curtas e longas) mais seguras ao aumentar a estabilidade.

Como as rodas ficam desalinhadas?

São diferentes fatores que podem causar o desalinhamento das rodas. Ao passar por um buraco maior, ou encostar com certa força no meio-fio e até mesmo choques mais graves podem deixar a suspensão desalinhada.

O rodízio de pneus ou a troca de peças da suspensão do veículo também podem ocasionar desalinhamento. Por isso, sempre que realizar qualquer manutenção nos pneus, vale se certificar que está tudo alinhado.

Como o alinhamento é feito?

Muitas pessoas acreditam que o alinhamento é feito apenas nos pneus. Na verdade, ele é executado no conjunto de pneus e rodas. Ao balancear a roda, o profissional utiliza uma máquina especializada para balanceamento que identifica os pontos com desnível e peso em excesso.

Com isso, pesos são colocados no interior e exterior da roda para contrabalancear o peso enquanto ela gira. Para realizar esses ajustes de alinhamento no carro, são utilizados três ângulos: cambagem, convergência/divergência e caster. Conheça como atua cada um deles!

 

Cambagem

Ao realizar o serviço, é comum ouvir falar sobre o alinhamento e cambagem juntos. Para que você entenda, ela é uma referência de ângulo da roda que, quando inclinada em excesso, provoca um desgaste desigual. Os seus dois tipos são:

Cambagem positiva

Quando o topo da roda fica inclinado para fora do veículo. O excesso de bagagem positiva faz os pneus se desgastarem na borda externa, tornando-o cada vez mais deteriorado e inapropriado para o uso.

 

Cambagem negativa

Se a positiva já não é boa, a cambagem negativa também não faz bem. Ela acontece quando o topo da roda está inclinado para dentro do veículo. Assim, os pneus também se desgastam na borda interna.

Convergência e divergência

Esta é uma medição de distância feita do alto entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. O ajuste é realizado para diminuir os desgastes dos pneus, principalmente quando estão sob frenagem.

Convergência em excesso

Quando ocorre um excesso de convergência, a banda das bordas externas dos pneus se desgastam mais. É possível notar de longe quando isso ocorre.

Divergência em excesso

Com a divergência em excesso acontece o contrário. A banda de rodagem interna dos pneus que passam a se desgastar mais, gerando rebarbas na borracha e ficando perceptível mesmo ao passar a mão na região.

Caster

Este é o ângulo de inclinação do eixo de direção ou pino-rei em relação à vertical. Para medi-lo, é feita uma linha imaginária entre os pivôs superiores e inferiores da suspensão que visa criar estabilidade central e direcional.

Por admin