Se o sistema de Ar Condicionado do seu carro não está fornecendo o ar frio que você precisa para ser confortável em clima, provavelmente esta com baixa em refrigerante. Isso pode ser devido a um vazamento no sistema, e quando ocorrem vazamentos, obviamente o nível de refrigerante cai. Em seguida, o ar condicionado será desligado para evitar danos ao compressor. Proprietários de veículos muitas vezes operam sob a má compreensão de que tudo o que eles têm a fazer é “top off” o refrigerante de vez em quando, mas isso não é o que realmente como ele funciona.
Sempre que a seu Ar Condicionado Carro se torna baixa em refrigerante, ela deve ser levada e o refrigerante substituído. Isso garante que você sempre tenha refrigerante suficiente no sistema para manter o ar condicionado funcionando corretamente, garantindo o seu conforto e de seus passageiros.
Seu condicionamento de ar não é algo que funciona constantemente, você pode geralmente esperar uma recarga durar pelo menos três anos e planejar uma recarga a cada três anos como parte de sua manutenção de rotina.
Sinais de que seu Ar Condicionado Automotivo pode precisam de uma recarga de gás incluem:
- Não há ar frio suficiente
- AC que sopra apenas ar quente
- Descongelador não funciona.
Cuide do sistema de ar condicionado do seu carro
O ar-condicionado dos carros é uma característica que esperamos na grande maioria dos carros novos que estão no mercado. No entanto, você pode não perceber que o ar-condicionado requer manutenção regular, assim como o resto do veículo. Na verdade, você pode nem saber como funciona.
Como funciona o ar condicionado?
O sistema de ar condicionado do seu carro é composto por cinco partes integrantes:
- Refrigerante (o gás)
- Compressor (que contém o refrigerante)
- Condensador
- Receptor
- Válvula de expansão térmica
- Bobinas de evaporação
Quando o sistema de ar condicionado é ativado, o refrigerante (gás) viaja para o condensador. O ar fresco da atmosfera passa pelo condensador, o que faz com que o gás caia de temperatura e se torne líquido.
Esse líquido passa por um receptor, que remove as impurezas, antes de chegar a uma válvula de expansão térmica. A válvula permite que você controle a temperatura ajustando o fluxo do líquido. O líquido é então transformado em vapor ao passar pelas serpentinas de evaporação, que posteriormente é soprado para dentro da cabine como ar frio. O refrigerante tornou-se um gás novamente neste ponto e retorna ao compressor pronto para o processo começar de novo.
Com que frequência o ar-condicionado do meu carro precisa ser desgaseificado?
A regra geral é que o ar-condicionado do seu veículo precisa ser desgaseificado a cada dois anos. A razão para isso é porque estima-se que seu carro permeie entre 10-15% da gasolina do sistema a cada ano; e isso antes mesmo de você usá-lo!
Um serviço de ar-condicionado também é um bom momento para limpar o sistema, o que essencialmente descontamina todo o sistema. Isso é recomendado porque alguns aspectos do sistema de ar condicionado são um terreno fértil para bactérias, que por sua vez levam a odores ruins.
Nota: Ignorar o acúmulo de bactérias em seu sistema de ar condicionado pode ter um efeito adverso nas alergias.
Onde posso repor o gás do meu ar condicionado?
No Centro Técnico Automotivo Três Estrelas ,possui técnicos especialmente treinados que podem verificar e reabastecer o ar-condicionado do seu veículo.
Quanto tempo leva para reabastecer o ar-condicionado do meu carro?
Geralmente, leva cerca de 45 minutos para completar o reabastecimento do sistema de ar condicionado do seu veículo, se ele estiver sem falhas.
Por que meu ar-condicionado não está funcionando?
Há uma lista de razões pelas quais o ar-condicionado do seu carro pode não estar funcionando, mas a causa mais provável é que não há gás no sistema. Como alternativa, há um vazamento em algum lugar e o sistema precisa ser verificado por um técnico treinado.