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CORREIA DENTADA

CORREIA DENTADA

R$109,00

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Quanto tempo dura a correia dentada?

Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maior parte das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.

Porém, os proprietários devem ficar atentos a alguns sinas de problema que podem ocorrer antes desse prazo.

Quado é hora de trocar a correia dentada?

Como via de regra, lembre-se de consultar o manual do carro para saber o que o fabricante do carro indica. Lá contém todas as indicações necessárias para a troca da correia dentada.

Se você procura apenas uma referência, a troca da correia dentada do motor normalmente é trocada quando o veículo completa 40 mil quilômetros. Caso o carro seja bem cuidado pode ser que a troca amplie-se para os 50 mil.

O período de troca também pode ser mensurado pelo tempo: cerca de 5 anos para realizar a manutenção. Após essa quilometragem ou esse período, mesmo que o carro seja bem cuidado e passe por todas as manutenções possíveis, a correia perde sua eficiência e pode sofrer uma ruptura, o que acarretará problemas para o motor e até em outras peças do carro.

Na hora que for realizar a troca da correia dentada, lembre-se de pedir a troca do esticador. Ele é o componente responsável por manter a tensão em níveis adequados e não deixar a correia frouxa. Se houver a troca da correia dentada sem a reposição de um novo esticador, o tempo de vida útil da nova peça será significativamente reduzido.

O que causa troca precoce da correia dentada?

Quando o carro é usado em situações muito extremas, como quando há muita poeira, zonas de mineração, poluição e afins, essa peça começa a apresentar danos mais rapidamente. Outro exemplo é se há o costume de passar por estradas de terra, que também prejudica a peça.

Como identificar problemas na correia dentada

A correia dentada pode apresentar alguns sintomas de que está com problemas. Se notar um ruído alto e um pouco estridente, semelhante a um rangido vindo da frente do carro, repetidamente, é um sinal de que pode haver um problema na correia dentada.

Isso ocorre por influência de um desajuste, desalinhamento ou falta de balanceamento. Neste caso, a única maneira de fazer o barulho parar é realizando a troca da correia dentada ou levando o carro a um mecânico de confiança para que ela possa ser tensionada corretamente.

Outro sintoma bastante comum de defeito pode ser em relação ao superaquecimento. Como a correia dentada ajuda a fornecer energia para resfriar o motor, se houver algum defeito, ela pode contribuir para o aquecimento do mesmo.

Assim que ocorrer esse superaquecimento, desligue o carro o quanto antes e leve-o a um mecânico, pois se a correia dentada se romper, certamente poderá causar problemas sérios ao motor. Sem contar os danos que o próprio superaquecimento já pode causar.

Como saber se a troca da correia dentada é necessária?

Antes de realizar a troca da correia dentada, executar alguns procedimentos de diagnóstico ajudam a tomar a decisão correta sobre qual procedimento realizar.

Diante de tantas análises buscando melhorar o diagnóstico para indicar uma possível troca da correia dentada, fazer uma inspeção visual é uma saída simples e que será convertida em bons resultados.

Durante essa inspeção visual é possível descobrir, por exemplo, a situação real da peça e, a partir dessa análise, saber o que está acontecendo e se a troca da correia dentada é o procedimento adequado a ser tomado.

Vale ressaltar que o problema nem sempre está diretamente ligado à correia dentada, ao seu ajuste que ela precisa ter para ficar mais tensionada ou ao ajuste das polias.

O que acontece se não trocar a correia dentada?

Não é possível dizer um valor preciso, pois cada carro tem suas particularidades. Em média, os prejuízos que acontecem decorrentes do rompimento da correia dentada são altos, ainda mais se comparados a outras manutenções, podendo variar de R$1.400 a R$4.500, dependendo de quantas válvulas tenha o motor.

Uma boa dica nesse caso é ficar de olho em veículos com 16, 20 ou 24 válvulas. Isso tem um motivo simples: já que seus comandos são mais pesados e exigem mais da peça, o período de troca da correia dentada ou a quilometragem rodada podem ser menores.