Três Estrelas

Atendimento

Seg à Sex - 08h às 18h

Telefone

(16) 97400-1125

PASTILHA DE FREIO – a partir

PASTILHA DE FREIO – a partir

R$69,90

Garantia de 1 ano
10x de R$ 4,98

Categoria:

Descrição

Pastilha de freio: pare agora e aprenda sobre esse tema!

pastilha de freio é um componente com influência direta sobre o conforto e a segurança dos automóveis. Apesar de sua importância, essas peças não recebem a devida atenção de boa parte dos consumidores finais.

E é por essa razão que desenvolvemos este conteúdo para você. Afinal, conscientizar-se do funcionamento e durabilidade das pastilhas é algo fundamental para garantir a tranquilidade nas estradas, no dia a dia na cidade ou em qualquer outra situação.

O que são e como funcionam as pastilhas de freio?

Essencialmente, as pastilhas são componentes que integram o sistema do freio a disco de um veículo. Sendo assim, não são encontradas nos freios a tambor, que, em seu lugar, utilizam as chamadas lonas de freio.

Descrevendo a anatomia de uma pastilha, percebemos que elas contêm algumas características fundamentais para a qualidade da desaceleração. São elas: ranhuras e chanfros — responsáveis pela manutenção do conforto e a obstrução de ruídos na frenagem.

Já quanto ao funcionamento, entenda que as pastilhas promovem a desaceleração do carro ao entrar em contato com os discos de freio. O atrito entre essas peças implicará a redução da velocidade nas rodas.

Que tal irmos mais a fundo? Confira, ponto a ponto, como ocorre a frenagem de um veículo equipado com esse sistema de freio:

  • o motorista aciona o pedal de frenagem;
  • a ativação do pedal bombeia o fluido do cilindro-mestre para o sistema de freio;
  • as pinças recebem a pressão hidráulica, oriunda da ativação do pedal, e empurram as pastilhas em direção ao disco;
  • as pastilhas envolvem os discos, geram atrito e, consequentemente, diminuem a aceleração da roda.

Um grande ponto a favor dos freios a disco está na linearidade da frenagem, que ocorre sem engasgos, surpresas ou patinadas. Dessa maneira, todo o evento da frenagem será proporcional à pressão aplicada ao pedal, garantindo estabilidade ao veículo e sensação de controle ao condutor.